Acidente

Caminhão perde freio e invade pista contrária na Alameda; vídeo

Caso ocorreu na manhã desta quarta-feira (7) em Niterói

 

Um caminhão que transportava água mineral perdeu o controle na Alameda São Boaventura, no Fonseca, em Niterói, na manhã desta quarta-feira (7), e invadiu a pista contrária da via.

Durante o acidente, um poste semafórico e uma árvore foram derrubados. Um ônibus e uma caminhonete também foram atingidos. Não houve feridos.

O caso ocorreu na altura da Rua Evilásio Silva, na pista sentido Centro, por volta de 11h. Há duas faixas interditadas no trecho.

A pista sentido São Gonçalo, onde o veículo está parcialmente atravessado, também tinha duas faixas interditadas, até às 11h48.

Leia+: Acidente na Alameda: área de escape evitaria tragédias

Leia+: Acidente grave em Niterói é semelhante a outro ocorrido em 2021

O motorista do caminhão, Everaldo Mendes, explicou que sentiu a perda do freio na descida da Caixa D'Água, no acesso à Alameda São Boaventura. Ele diz que não conseguiu conter o caminhão, que subiu pelo meio fio da pista das baias de ônibus.

“Tentei segurar escorando na mureta, mas não consegui”, disse Everaldo. Com isso, o caminhão levou o poste do semáforo, o poste de placa de trânsito e ainda uma árvore.

Em seguida, o caminhão bateu em um ônibus e em uma caminhonete. Dentro do ônibus havia aproximadamente 70 passageiros. Mas felizmente, ninguém se feriu.

Operadores de trânsito da NitTrans orientam motoristas no local, que enfrentam trechos de engarrafamento. Equipes da Enel Distribuição Rio, concessionária que administra a energia elétrica na região, foram acionadas. Veja fotos do acidente abaixo:

  • Caminhão perde freio e invade pista contrária na Alameda; vídeo
  • Caminhão perde freio e invade pista contrária na Alameda; vídeo
  • Caminhão perde freio e invade pista contrária na Alameda; vídeo
  • Caminhão perde freio e invade pista contrária na Alameda; vídeo
  

Outros casos

Um outro grave acidente que aconteceu em 17 de março deste ano, na descida da Caixa D'água, no Fonseca, em Niterói, envolveu 12 veículos: seis carros, três caminhões, dois ônibus e uma moto. Segundo o Corpo de Bombeiros, ao menos seis pessoas foram socorridas no local.

O caso é semelhante a uma mesma ocorrência no local, em julho de 2021. Na ocasião, um caminhão guindaste perdeu o controle, atingindo três carros e dois ônibus. Uma pessoa morreu e 11 ficaram feridas.

Indicação legislativa

Há dois anos, a Câmara Municipal de Vereadores enviou uma indicação legislativa à Prefeitura de Niterói solicitando ao Governo do Estado a realização de uma obra para implantação de uma área de escape na extensão do acostamento da RJ-104, equipamento similar aos utilizados em diversas regiões do país, em especial nos trechos de declives das serras.

De acordo com o vereador Renato Cariello, é nítida a necessidade de buscar alternativas para redução de acidentes.

“É sabido que esse trecho não é classificado como serra, mas se assemelha a uma, devido ao seu grau de inclinação. Vale ressaltar também que o trecho de declive termina em uma área urbana, de grande movimento de carros e pedestres, colocando em risco nossa população”, justificou Cariello no documento.

De acordo com o pedido do vereador, a área de escape deveria ser instalada exatamente no trecho da RJ-104, compreendido entre a Rua Makenzie e Rua Teixeira de Freitas, aproximadamente 160 metros, no sentido Rio de Janeiro da via.

< Comunidades da Zona Oeste têm operação após incêndio em caveirão Farmácia Popular: veja lista dos remédios que passam a ser de graça <